CHANUKÁ

 

1ª Vela, dia 24/12
 
Como qualquer data judaica, a festa sempre começa na noite anterior, de forma que as datas de acendimento das velas são de acordo com a tabela abaixo.
A chanukiá deve ser acesa no horário da saída das estrelas (com exceção da 6ª feira), conforme a tabela abaixo e deve permanecer acesa por, no mínimo, 30 minutos.

 

-(Segundo,terceiro,quarto,quinto e sexto) dias de CHANUKA 20:00h    
Sétimo dia de CHANUKA -(SEXTA FEIRA)19:23h    
-Primeiro e oitavo dias de CHANUKA 20:20h  
 
 
Caso já tenha passado o horário da saída das estrelas, ainda podemos acender as velas por todo o tempo em que ainda há pessoas circulando e que vejam a chanukiá, lembrando o milagre. Assim, há quem diga que pode ser acesa até por volta das 21h e há quem diga, até meia-noite. De qualquer forma, enquanto os familiares estiverem acordados, mesmo que já tenha passado deste horário, podemos acender com brachá. Caso já tenham ido dormir, devemos acender sem brachá.
A partir de meia hora antes do horário do acendimento já não podemos começar uma refeição.
Os oito dias de Chanuká não são Yamim Tovim, não se aplicam portanto todas as proibições de trabalho relacionadas a Yamim Tovim.
Coloca-se tefilin normalmente.
  
 
Shabat
             Na véspera de shabat devemos acender primeiramente as velas de chanuká e, somente depois disso, acendemos as velas de shabat. Deve-se tomar cuidado para acender a chanukiá antes do horário do shabat, pois, passando do horário, é proibido acendê-la. Assim, na sexta-feira de chanuká, devemos acender a chanukiá antes do horário de 6ª que consta na tabela acima.
            Uma vez que, na véspera de shabat, as velas de chanuká são acesas bem antes do horário da saída das estrelas, elas devem ter uma duração de pelo menos uma hora e meia. Apesar de nos outros dias de chanuká, acendemos a chanukiá com velas menores, na sexta-feira, podemos acender com velas comuns, que são maiores e duram mais.
            Na saída do shabat (sábado à noite), devemos acender as velas somente após o término do shabat. Em nossas casas, devemos fazer a havdalá e depois acender a chanukiá (há quem sustente o contrário). Assim, no sábado à noite, só podemos acender após o horário que consta na tabela acima, quando já não é mais shabat. Já na sinagoga, costumamos acender as velas de chanuká e, depois, recitar a havdalá.
 
Localização da chanukiá
 
            O costume é acender na porta de casa, do lado esquerdo, para que fiquemos cercados de mitsvót: a mezuzá na direita e chanukiá na esquerda.
            Hoje em dia, como a maioria das pessoas mora em apartamentos, é bom acender numa janela, para espalhar o milagre para os moradores dos prédios vizinhos.
            O mais correto é que ela seja acesa em uma altura acima de 30 cm e abaixo de 80 cm.
           
Quem deve acender
 
            Os sefaradim costumam que somente o chefe da casa acende por todos. Já o costume ashkenazi, é que todos os homens da casa acendem (cada um a sua própria chanukiá) e a esposa e as filhas cumprem a mitsvá através do acendimento do marido/pai. Mas se a mulher morar sozinha, ela mesma acende com brachá.
            O acendimento das velas feito na sinagoga é somente para espalhar o milagre, não isentando ninguém de acender em casa.
 
Visita
 
            Mesmo fora de casa, não estamos isentos da mitsvá.
Os ashkenazim acendem normalmente, onde quer que estejam.
Já os sefaradim, se sua esposa/marido ou seus pais acendem em sua casa, este já cumpre a mitsvá através deles e não precisa acender. Se quiser acender, deverá fazê-lo sem brachá. Caso ninguém acenda para ele em sua casa e está hospedado, comendo e dormindo na casa de outra família, também cumpre a mitsvá através do acendimento do dono da casa.
 
Como deve ser acesa e que brachót recitamos
 
            A obrigação é de acendermos uma vela a cada dia. Porém, costumamos embelezar a mitsvá, começando com uma vela e acrescentando uma a cada dia.
            Após ter acendido o shamash, antes de acender as velas, recita-se as brachot abaixo. No primeiro dia, as três. Nos demais dias, somente as duas primeiras. Depois das brachot devemos acender com o shamash as demais velas.
As brachót são:
1-Baruch atá ad-nai elo-heinu melech haolam asher kideshanu bemitsvotav vetsivanu lehadlik ner shel chanuká.
2-Baruch atá ad-nai elo-heinu melech haolam sheassá nissim laavoteinu baiamim hahem bazeman haze.
3-Baruch atá ad-nai elo-heinu melech haolam shehechianu vekiemanu vehiguianu lazeman haze.
            As brachót devem ser recitadas antes de começarmos a acender e a canção "hanerot halalu..." só pode ser iniciada depois de acendermos completamente a primeira vela da chanukiá (além do shamash).
            A primeira vela deve ser colocada na extremidade direita, a segunda (do segundo dia) a sua esquerda e assim por diante.
Já o acendimento, deve começar pela vela que foi acrescentada no dia, acendendo da esquerda para a direita.
            Costumamos ficar perto da chanukiá por um tempo.
 
Detalhes sobre o acendimento
 
            A mitsvá é de acendermos velas que possam permanecer acesas por um tempo mínimo de meia hora. Assim, é aconselhável que acendamos velas de pelo menos 1 hora. Se em menos de meia hora a vela apagou por algum motivo, ainda assim foi cumprida a mitsvá. Mesmo assim, é correto que seja acesa novamente, sem brachá, caso não seja shabat.
Caso a chanukiá não tenha sido colocada, inicialmente, num local em que poderia ficar acesa por meia hora, como na frente de uma janela onde está ventando, se ela apagar, deve-se obrigatoriamente reacendê-la, sem brachá, pois é como se tivesse acendido uma chanukiá com pouco óleo. Por esse motivo, mesmo se fecharem as janelas antes das velas apagarem, ainda assim deve ser reacesa.
            A chanukiá deve ser acesa no lugar em que permanecerá até apagar. Após acesa, ela não poderá ser movimentada.
            Não podemos acender uma vela da chanukiá a partir do fogo de outra. Assim, se apagar o shamash, não podemos acendê-lo numa das velas da chanukiá.
 
Proibição de ter proveito
 
            Costumamos acender uma vela a mais (shamash). O motivo desta vela é a proibição de termos proveito da luz das velas da chanukiá. Assim, acrescentamos uma vela a mais para termos proveito da luz desta vela e não da luz da chanukiá.
 
Costumes e halachót
 
            As mulheres costumam não fazer determinados trabalhos durante a primeira meia hora em que as velas estão acesas.
Isto se deve ao fato do milagre de chanuká ter ocorrido pelo mérito das mulheres e é considerado como um Yom Tov para elas.
            As refeições de chanuká são opcionais, ou seja, não temos uma obrigação (mitsvá). Por outro lado, se fizermos refeições com agradecimento para D's, com músicas e palavras de torá, com certeza estas se tornarão uma mitsvá.
            Acrescentamos na amidá e no birkat hamazon o trexo "al hanissim...". Quem esquecer, não volta.
            Devemos também dizer o Halel todos os dias de chanuká, agradecendo à D's pelo milagre.

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