PESSACH 2021

O Povo Judeu passou 210 anos escravizados no Egito e após esta longa fase de amargura e sofrimento, D's nos salvou da escravidão com milagres e maravilhas.

 

Pessach é a base da fé judaica, pois, neste período, todo o povo vivenciou a existência de D's, através das dez pragas, abertura do Mar Vermelho e entrega da Torá no Monte Sinai.

 

Fora de Israel, Pessach tem oito dias de duração – nos dois primeiros dias, comemoramos a saída do Egito propriamente dita e nos dois últimos, o milagre da abertura do mar.

 

Datas e horários em 2021 para o Rio de Janeiro

 

Neste ano, a festa de Pessach inicia no dia 27/03 (sábado) à noite e dura até o dia 04/04 (domingo) às 18:24h.

 

  • 27/03 (sábado) - Horário máximo para comer chametz: a proibição de comer chametz começa às 9:23h da manhã (mesmo que Pessach só começa à noite) e vai até domingo, dia 04/04, às 18:24h.

  • 27/03 (sábado) - Horário máximo para ter chametz em nossa propriedade: devemos nos desfazer do chametz até as 10:30h da manhã.

 

Corte do cabelo e barba

 

Durante Pessach, é proibido fazer a barba e cortar o cabelo. E, logo após Pessach, entramos no período de sefirat haomer, no qual isto também é proibido (por cerca de um mês). Assim, sendo necessário, devemos cortar o cabelo e fazer a barba antes de começar o Shabat que antecede Pessach.

 

Acendimento das velas

 

Uma vez que é proibido acender fogo no Yom Tov (somente é permitido transferir a partir de um fogo pré-existente), devemos deixar uma vela de sete dias acesa antes do horário das velas do Shabat que antecede Pessach. Através dela, podemos acender as velas e cozinhar no primeiro e no segundo dia do Yom Tov.

 

Vale lembrar que também não podemos apagar o fogo no yom tov, de modo que, após acendermos as velas, devemos colocar o palito ainda aceso sobre uma superfície na qual ele apague sozinho.

 

Horários do acendimento das velas de Pessach em 2021 para o Rio de Janeiro:

 

  • 26/03 (6ª feira): 17:39h (Shabat que antecede Pessach)

  • 27/03 (sábado): após 18:32h (1ª noite de Pessach)

  • 28/03 (domingo): após 18:31h (2ª noite de Pessach)

  • 02/04 (6ª feira): 17:32h (7ª noite de Pessach e Shabat)

  • 03/04 (sábado): após 18:25h (8ª noite de Pessach)

 

Tefilin em Pessach

 

Não se coloca tefilin durante todos os oito dias de Pessach.

 

A proibição relativa ao chametz

 

O chametz consiste em qualquer alimento fermentado que contenha um dos cinco cereais mencionados na Torá, que são: trigo, cevada, centeio, aveia e espelta, independente da quantidade.

 

O único alimento com trigo que pode ser consumido em Pessach é a matzá, pois é produzida de forma especial, seguindo as condições da halachá relativas ao tempo extremamente rápido de contato entre a água e a farinha para não haver nenhuma chance de ocorrer fermentação.

 

Além da proibição de comer chametz, também é proibido possuir chametz em nossas propriedades.

 

A proibição de comer chametz, começa já na véspera de Pessach, às 9:33h da manhã (mesmo que Pessach só começa à noite), durando até o final do oitavo dia do Chag.

 

Venda do chametz

 

O chametz que pretendemos manter em nossas propriedades deve ser vendido a um não judeu, sendo readquirido depois de Pessach. Para que a venda seja realizada de acordo com as regras da Torá, ela deve ser feita através de um rabino.

 

Assim, todos devem procurar um rabino para vender seu chametz até a noite anterior a Pessach, pois a venda costuma ser realizada na véspera de Pessach de manhã bem cedo.

 

Apesar de o chametz continuar em nossa casa (guardado durante Pessach em um armário sinalizado e não usado) e apesar de o não judeu não vir buscá-lo de fato em nossas casas, deve-se saber que é realizada uma venda real e não simbólica.

 

O chametz que não foi vendido antes de Pessach torna-se proibido ao consumo, mesmo após Pessach.  

 

Cada um deve encarregar o rabino de vender seu chametz até 5ª feira, dia 25/03, pois a venda será realizada na 6ª feira de manhã bem cedo.

 

 

Produtos industrializados

 

Muitos produtos industrializados, apesar de parecerem “inocentes”, contêm chametz. Por isso, também devem ser colocados junto aos alimentos que serão vendidos. Assim sendo, devemos seguir a lista de alimentos kasher para Pessach e comprar o que precisamos em lojas kasher.

 

Muitas bebidas, como cerveja, whisky, etc contêm chametz. O consumo de refrigerante sem selo de kasher lepessach também é proibido.

 

Pode-se manter em casa qualquer produto não comestível que contenha chametz. Ou seja, artigos como produtos de limpeza, etc, não necessitam ser “kasher lepessach”.  

 

Utensílios

 

O ideal é possuir utensílios de cozinha guardados para serem utilizados anualmente só em Pessach. Porém, há utensílios que podem ser kasherizados, tornando-se aptos para serem utilizados durante Pessach. Para tal, é necessário estudar as halachot (leis) sobre o assunto ou consultar um rabino.

 

Leguminosas, cereais e sementes

 

Os ashkenazim não costumam comer em Pessach os seguintes grãos: amendoim, arroz, ervilha, fava, feijão, gergelim, grão de bico, lentilha, milho, mostarda, soja, vagem, entre outros. Porém, eles não são chametz e não precisam ser vendidos. Um dos motivos para este costume é a possibilidade de mistura nos depósitos destes grãos (que não são chametz) com outros cereais chametz, como trigo, aveia, cevada, etc.

 

Os sefaradim costumam comer, porém, tomando o cuidado de verificar três vezes antes de preparar, para confirmar que não há grãos chametz misturados.

 

É permitido a um ashkenazi comer na casa de um sefaradi comidas que não contenham leguminosas, cereais e sementes, mesmo que os alimentos tenham sido preparados em panelas onde foram cozidos tais grãos nas últimas 24h.

 

Muitas opiniões permitem que os ashkenazim consumam leguminosas que não existiam na Europa no momento do decreto como: soja e amendoim. Há quem permita também o milho pelo mesmo motivo. Pipoca que é preparada sem água com certeza também é permitida.

 

Óleos de soja e, principalmente, de canola, estando na lista, também podem ser consumidos pelos os ashkenazim de acordo com muitas opiniões.

 

Medicamentos

 

Durante Pessach, em caso de necessidade, é permitido tomar remédios que não tenham gosto. Porém, remédios que têm gosto, necessitam de supervisão para Pessach. Caso haja necessidade, consulte uma autoridade rabínica.

 

Busca pelo chametz (bedikat chametz)

 

Costuma-se iniciar a limpeza da casa para Pessach com a devida antecedência e encerrá-la durante o dia, antes da noite da verificação. Uma vez que este ano, a véspera de Pessach cai no Shabat, a busca do chametz deve ser feita na quinta-feira à noite.

 

Após a saída das estrelas 18:26h, na quinta-feira dia 25/03, devemos procurar o chametz em todos os lugares onde ele talvez esteja presente. Existe um costume de, antes da busca, espalhar pela casa 10 pedaços de pão embrulhados, para que, com certeza, encontremos algo e nossa brachá não seja em vão. A procura não deve ser apenas simbólica, só para encontrar estes 10 pedaços de pão, mas sim, para de fato buscar possíveis restos de chametz.

 

Esta busca deve ser feita à luz de uma vela. Em locais onde haja risco de incêndio, deve-se fazer com lanterna. O dono da casa pode fazer a brachá perto de seus familiares (que responderão “amen”) e, então, cada um vai para seu canto procurar.  

 

Antes da verificação, devemos fazer a seguinte brachá:

 

Baruch ata Ado-nai, Elo-henu melech ha’olam asher kideshanu bemitzvotav vetzivanu al biur chametz.

 

Após recitar a brachá, não se deve falar nada até o início da verificação. O mais correto é não falar nada até o seu término.

 

Se a pessoa não procurou o chametz nessa noite, deverá procurá-lo na manhã seguinte, também à luz de uma vela.

 

Após a verificação, devemos anular o chametz que talvez ainda esteja em nossos recintos, mas que não sabemos de sua existência. Para tal, dizemos três vezes o “kal chamirah”, que deve ser recitado no idioma que a pessoa entenda:

 

Todo o chametz existente em minha propriedade, que eu não tenha visto nem exterminado, que seja anulado e considerado como o pó da terra.

 

Comer chametz e matzá na véspera de Pessach

 

Até este momento, ainda não anulamos o chametz que sabemos de sua existência, pois este ainda poderá ser consumido na manhã do dia seguinte e no Shabat da véspera de Pessach até as 9:23h da manhã. Porém, devemos tomar cuidado para guardar bem o chametz, tanto o que será consumido na véspera de Pessach de manhã cedo, quanto o que foi encontrado na busca pelo chametz e será queimado, para que nenhuma criança pegue e espalhe pela casa.

 

Na véspera de Pessach, não é permitido comer matzá, até a hora do seder, para que, no momento de cumprir a mitzvá de comer a matzá no seder, isto seja feito com mais vontade e alegria. Em relação a comer outros alimentos feitos com farinha de matzá, se forem cozidos é permitido, mas se forem assados, é proibido.

 

Shabat na véspera de Pessach

 

Quando a véspera de Pessach cai no Shabat, devemos já iniciar o Shabat com tudo kasher para Pessach e com os utensílios de Pessach. O problema é que não podemos comer matzá na véspera de Pessach, nem chalá após as 9:23h da manhã.

 

Assim, temos algumas opções:

 

Opção 1: Rezar no sábado de manhã com o nascer do sol e comer a chalá no sábado até as 9:23h da manhã e, em seguida, recitar o Kal Chamirá até as 10:30h da manhã de sábado.

 

Deve-se tomar todo o cuidado para comer a chalá em um local onde não tenha risco de cair chametz na mesa e nos utensílios de Pessach. Após comer a quantidade necessária de chalá, devemos lavar muito bem as mãos e a boca.

 

O chametz que foi encontrado em casa e não for vendido, deverá ser queimado na 6ª feira, dia 26/03 de manhã até às 10:30h da manhã, porém ainda não recitaremos o kal chamirá, pois ainda comeremos as chalot até sábado as 9:23h da manhã.

 

Somente no Shabat após o término da refeição em que comemos a chalá, devemos retirar o chametz de nossa propriedade, presenteando a um não judeu ou jogando no vaso sanitário. Atenção, não é suficiente colocar na lata de lixo, pois ela continua em nossa propriedade.

 

Em seguida, recitar o kal chamirá, anulando, desta vez, todo o chametz de nossas propriedades. Também nesta anulação (“kal chamirá”), o texto deve ser recitado num idioma compreendido:

 

Todo o chametz existente em minha propriedade, que eu tenha visto ou não, que eu tenha exterminado ou não, que seja anulado e considerado como o pó da terra.

 

A terceira refeição de Shabat será realizada com outros alimentos como frutas, peixe, carne, etc.

 

Opção 2: Comer matzot cozidas ou fritas no Shabat, em vez de comer pão.

 

Já entramos no Shabat com a nossa casa completamente kasher para Pessach. Na sexta-feira, antes de começar o Shabat, devemos cozinhar ou fritar matzot, mantendo-as inteiras, para podermos fazer as seudot de Shabat. Desta forma, poderemos comer as matzot na véspera de Pessach até as 14:54h

 

O chametz que foi encontrado na quinta-feira em casa e não for vendido, deverá ser queimado na 6ª feira, dia 26/03 de manhã até às 10:30h da manhã.

 

Após a queima do Chametz, devemos recitar o kal chamirá, anulando, desta vez, todo o chametz de nossas propriedades. Também nesta anulação (“kal chamirá”), o texto deve ser recitado num idioma compreendido:

 

Todo o chametz existente em minha propriedade, que eu tenha visto ou não, que eu tenha exterminado ou não, que seja anulado e considerado como o pó da terra.

 

A partir deste momento já não poderemos ter nenhum proveito do chametz.

 

Taanit bechorot (jejum dos primogênitos)

 

Quando a véspera de Pessach cai no Shabat, os primogênitos sefaradim não precisam jejuar, nem participar da finalização de um tratado talmúdico. Já os primogênitos ashkenazim mantêm o costume de jejuar na quinta-feira. Caso seja possível, é bom que também os sefaradim participem do término de um tratado talmúdico.

 

Para este jejum, é considerado primogênito aquele que é o primeiro filho de seu pai ou de sua mãe, nascendo de parto normal ou, até mesmo, um primogênito que nasceu após um aborto espontâneo. Porém, se o primogênito nasceu de parto cesária, não precisa jejuar.

 

Para que não precisem jejuar, costuma-se terminar um tratado talmúdico na manhã do jejum. Os primogênitos devem tomar cuidado para não comerem nem beberem nada, até que presenciem este término.

 

 

O SEDER DE PESSACH

 

Em primeiro lugar, devemos esclarecer que o seder de pessach não é somente um simbolismo. Temos mitsvot muito preciosas que só podemos cumprir nesta noite e, por isso, é importante estudarmos como devemos proceder.

 

Falaremos sobre as quatro mitsvot presentes nesta noite:

 

1 - Os quatro copos de vinho:

 

Todos os presentes têm a obrigação de beber quatro copos de vinho ou suco de uva kasher durante o seder. O copo deve conter um mínimo de 86ml. O ideal é bebermos o copo inteiro a cada vez, mas se bebermos no mínimo 44ml (mais da metade dos 86ml), de uma vez, ainda assim cumprimos a mitsvá.

 

Devemos beber cada um dos quatro copos se inclinando para a esquerda (sefaradim: homens e mulheres; ashkenazim: somente os homens).

 

Os quatro copos devem ser bebidos de acordo com a ordem da hagadá, e não um após o outro.

 

2 - Matzá:

 

Durante o seder, há três vezes que devemos comer matzá, sendo a primeira vez, uma mitzvá da Torá. Para cumprirmos a mitzvá de comer matzá em pessach, também há uma quantidade mínima.

 

Na primeira vez que comemos, deve ser uma matzá inteira. Caso seja muito difícil, podemos comer no mínimo 2/3 de uma matzá. Na segunda vez (no "sanduíche" de matzá com maror e charosset), devemos comer 2/3 de uma matzá. Caso seja difícil, podemos comer no mínimo 1/3 de uma matzá. E, finalmente, na terceira vez, que é o "afikoman", que comemos após a sobremesa, devemos comer 2/3 de uma matzá. Caso seja difícil, podemos comer no mínimo 1/3 de uma matzá.

 

No caso da matzá redonda, devemos comer 2/3 de matzá na primeira vez, 1/3 no korech (sanduíche) e 1/3 no afikoman.

 

O afikoman deve ser comido antes da metade da noite (23:57h). Após o "afikoman", é proibido comer ou beber qualquer coisa além dos dois últimos copos de vinho/suco de uva e água.

 

3 - Maror:

 

Costumamos usar como maror a alface romana, tomando muito cuidado em verificá-la antes do consumo, para que não contenha vermes. Outra possibilidade é a endívia, que é mais cara, porém, muito mais limpa.

 

Precisamos comer 28g para cumprirmos a mitzvá. Tanto quando comemos o maror puro, quanto quando comemos o "sanduíche". Devemos molhá-lo no charosset, porém tomando cuidado para não o deixar muito doce. (É importante tomarmos cuidado com a preparação do charosset, para que os ingredientes sejam kasher para pessach).

 

Não é necessário reclinar-se ao comer o maror.

 

4 - Hagadá:

 

A mitzvá é contar sobre a saída do Egito.  Assim, se não entendemos o hebraico, é melhor que seja lida também a tradução ou que a recitemos em português.

 

A parte mais importante da Hagadá é quando citamos as palavras "Pessach, Matzá e Maror" e explicamos cada uma delas e qual o motivo de cada um em Pessach. Se a pessoa não falou isso, ela não cumpre a mitzvá.

 

Pessach Kasher Vesameach!

 

Rav Benjamin Zagury