REGULAMENTO

As regras Simples são destinadas a quem que apenas se divertir em uma partida de totó.

JOGO =  Vence o time que marcar 3 gols primeiro.

PARTIDA =  Melhor de 3 jogos.

COMPETIÇÃO = Sistema de grupos e chaves onde no mínimo serão jogados duas partidas.

1 - INÍCIO DE JOGO
Decide-se no par-ou-ímpar o lado de quem sai com a bola.

2 – SERVIÇO DE BOLA
A bola pode ser lançada pelo buraco lateral da mesa, sem efeito. Inicia o jogo assim que tiver certeza que o time oposto está pronto para jogar. 

3 – PONTO MARCADO
Uma bola que entra ou entre e sai do gol, conta como gol normal. 

Gol de goleiro vale 1 e não 2.

4 – BOLA MORTA
Quando a bola parar fora do alcance dos jogadores, deve ser colocada com a mão, na defesa que estiver mais próxima. Se a bola parar no meio de campo, é recolocada pelo buraco central.

5 - BOLA FORA
Se a bola sair da mesa é recolocada pelo buraco central.

6 - TROCA DE POSIÇÃO DOS JOGADORES
Os parceiros podem trocar de posição quantas vezes quiserem entre um gol e outro, ou entre partidas.

Acima de tudo o jogo de totó como qualquer outro esporte deve ser jogado conforme suas regras, e sempre merece ganhar quem tem mais habilidade e não quem for mais malandro!

Girar as barras, bater para dificultar o controle do adversário ou distraí-lo de qualquer forma ou qualquer outra ação onde prevaleça a malandragem (catimba) do que a habilidade, deverá ser punida com Falta.

O QUE NÃO SE DEVE FAZER DURANTE UMA PARTIDA DE TOTÓ:

1 - GIRAR AS BARRAS
É proibido girar as barras mais do que 1 volta completa, também conhecido como “ventilador”, ou “roletada”.

Um giro ilegal é definido quando o boneco der uma volta superior a 360º antes ou depois de tocar a bola.

2 – BATER, SACUDIR OU LEVANTAR A MESA
Qualquer movimento que dificulte ou atrapalhe o controle ou uma jogada do adversário deverá ser punido como falta.

3 - INVASÃO A ÁREA DE JOGO
Não se deve colocar a mão dentro da área de jogo enquanto a bola estiver em movimento. Uma bola girando em seu próprio eixo é considerada bola viva e não deve ser tocada até que pare completamente.

4 – DISTRAÇÃO
Qualquer forma utilizada para distrair o oponente a fim de marcar um gol, exemplo: bater a barra do meio (sem bola) afim de obter um movimento de reflexo da defesa oposta para marcar um gol.

FALTAS E PUNIÇÕES
O desrespeito a qualquer uma das regras acima, deve ser punido da seguinte forma:

1ª Violação - Aviso verbal, sem punição.

2ª Violação - Perda de posse de bola para o time oponente.

3ª Violação - Punição com perda de 1 gol.

baitrio@gmail.com

(21) 2235-6516